sábado, 27 de junho de 2009

I DREAMED A DREAM


Eu estava lendo um texto sobre sorte e azar e me veio à mente a fantástica história de Susan Boyle. Imaginando todo aquele frisson em torno da escocesa de 48 anos que virou febre da internet e celebridade do dia para noite, fiquei imaginando: que sorte teria a Susan! Mas será sorte mesmo, uma pessoa que mora numa cidade do interior da Escócia, que nunca havia beijado e com uma aparência que a mídia não está acostumada a seguir, mas que estava ali com todos os holofotes para si? Todos queriam saber quem era e como vivia a nova celebridade, se é que podemos chamá-la assim. A palavra celebridade deriva-se do latim celebritas, sendo também um adjetivo para célebre, que quer dizer "famoso, celebrado". A fama é o principal pré-requisito para o status de celebridade mas nem sempre é suficiente¹. No caso da Susan, não foi sorte, nem azar, foi talento. Foi uma forma de enfatizar o lema de Obama e dizer: Sim, nós podemos! Sim, nós. Eu, você ou qualquer outro que esteja no palco da vida, que acredita e apenas “sonha um sonho”.

Esse papo de auto-ajuda é um saco eu sei, mas a Susan veio mostrar que lutar pelo que sonhamos ainda é o que nos faz especiais e diferentes em relação aos demais seres vivos. A capacidade em querer acertar, em vencer os obstáculos, em superar as limitações é o que nos faz melhores e foi o que fez de Susan a melhor e pode fazer de você também o melhor...

Ela “sonhava um sonho”, que se tornou realidade, quando ninguém, além dela acreditava que seria possível. Mas ela acreditou, “sim eu posso” e foi... Foi com a cara (não muito bonitinha eu sei), mas a coragem e a certeza de que ela era a melhor. Enfrentou uma platéia fria e um jurí ácido. Acabou ficando em segundo lugar, mas com um sabor que nem o primeiro experimentou. O sabor da coragem, da fé, da transformação, pois Susan, além do talento mostrou que precisamos muito mais do que sorte ou azar, precisamos sonhar, acreditar... Acreditar em nós, mesmo quando todas as possibilidades nos levam ao não. Acreditar mesmo quando encontramos platéias frias, e jurados ácidos... Acreditar mesmo quando fugimos dos padrões pré-estabelecidos, de quem nos julga sem nos conhecer... Acreditar mesmo quando ninguém, além de você acredita.

Ela cantou: I Dreamed a Dream²:

“Eu sonhei um sonho num tempo que já se foi, quando esperanças eram elevadas e valia a pena viver...
...então eu era jovem e destemida, quando sonhos eram feitos e usados e desperdiçados...
...e ainda sim sonhei que ele veio até mim... “

O caso de Susan não foi sorte, nem azar, foi apenas um sonho, reforçado com o lema do Obama:

YES,
I can
You can
We can!


(Cryslley Alsan e Fábio Lisboa, 26/06/2009)



Ah, aproveitando a história da Susan, a Stefany e seu "cross fox", também está bombando no youtube e nos programas de auditório. Semana passada no GUGU, hoje no Caldeirão. Ela também acreditou, quer dizer a mãe dela, que foi até o palco do Caldeirão em cima de uma jumenta para pagar uma promessa que fez, se a filha se apresentasse na Globo e que também "compôs" a música de maior sucesso da filha (eu sou Stefany). A letra é uma versão da musica "thousand miles" da Vanessa Carlton que diz: " Eu preciso de você, eu sinto sua falta, e agora eu me pergunto...", mas que na versão da mãe da Stefany diz: "no meu cross fox eu vou sair, eu vou dançar, vou me divertir... eu sou linda, absoluta, eu sou Stefany..."
Ô Mô pai, cada dia que passa acredito que Obama estava certo: "Yes, we can" (risos)... mas até quando? Vamos esperar pra vê como isso vai acabar... Soh espero que não seja como a gripe do porco neh?
Bjokassssssssssssssssssssss a todos!!
Ah, bjo especial ao meu amigo-irmão Dri, tenho andando tão em falta com ele... Mas ele está comigo sempre!

P.S.: Esqueci de dizer que a idéia central do texto foi do Fábio Lisboa Barreto (meu tórrido, gostoso e excitante caso de amor em Conceição do Almeida... risos tah vendo como essa viagem me deixou extremamente inspirada? risos). Obrigada meu bem, obrigada!




¹ Site UOL Celebridade
² Título da música cantada por Susan no Show de Talentos.I dreamed a Dream (eu sonhei um sonho).

4 comentários:

  1. Lisboa disse:

    Sim, nós podemos sim.É por isso que ainda estou na luta. Lindo texto.

    Ps - eu quero os créditos pela idéia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O texto achei fantastico parabéns a você e ao credor "Fábio Lisboa"

    Mas o detalhe do "tórrido, gostoso e excitante caso de amor"...eu desconhecia...(risos)...ouço vozes....kkkk

    ResponderExcluir
  4. Lisboa disse:


    O Kiu quem é esse Honorato? como ele não sabe do nosso caso? oxi, todos sabem disso.

    Pronto, não vou mais te processar por plagio.iauaiauaiuaiaiu

    Amo vc.

    ResponderExcluir